Conselho de Administração
Órgão independente de decisão colegiada, eleitos pela Assembleia Geral e por ela destituíveis a qualquer tempo, composto por 7 membros, dentre os quais 1 Presidente e 1 Vice-Presidente, com prazo de gestão unificado de 2 anos, sendo permitidas até 3 reconduções consecutivas. Integram o Conselho de Administração:
Membros
· José Eduardo Pereira de Lima (Presidente)
Possui graduação em Administração (2000), pós-graduação em Marketing (2003) e mestrado em Gestão Empresarial (2012). Docente em Ensino Superior (2012). Educador Corporativo da UniBB. Pernambucano, funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1993, atua como Gerente-Geral em unidade estratégica na UCR-Unidade de Cobrança e Recuperação de Ativos, desde 07/2023. Atuou nos mercados Agronegócio, Micro Pequena Empresa e Pessoa Física enquanto Superintendente comercial e estadual em São Paulo, Alagoas/Sergipe, Pernambuco e Bahia.
· Marcio Antonio Chiumento (Vice-Presidente)
Há 23 anos no BB, Márcio atuou em 12 prefixos, acumulando experiência nos Segmentos Varejo, Estilo e Private. Atuou ainda como gerente de administração e negócios em superintendência e gerente executivo na UAC, respondendo pelas gerências Rede Própria, Canais Remotos, SAC e Ferramentas de Interações com clientes, Foi Ouvidor Geral da Instituição e atualmente ocupa a função de Head de Estratégia ao Setor Público. Conselheiro na BB Previdência, possui certificações Febraban e Enap, Conselho de Administração pelo IBGC Conselheiro em Inovação na Gonew e fez parte dos programas de Formação de Executivos pela Insper SP e de Conselhos de Alta Performance pela UniAbrapp. Márcio é formado em Direito pela UTPPR, bacharel em Turismo pela UFPR, possui MBA em Gestão Financeira pela UFRGS e mestrado em Administração em Gestão e Inovação pela UP
· Eslei José de Morais
Gerente Executivo do Banco do Brasil S.A. com passagens pelas áreas de Finanças, Controles Internos e Contadoria. Possui graduações em Administração (UnB) e Contabilidade (UNEB), extensão em Competências Gerenciais (FGV), especialização em Finanças Avançadas (USP), mestrado em Administração Estratégica (UFPR), Programa de Educação Executiva In Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (University Of Chicago) e certificação ICSS com ênfase em Administração.
. Isabela Gomes Gebrim
Graduada em Administração de Empresas (UnB), pós-graduada em Gestão Pública (UPIS) e MBA Executivo em Economia e Gestão: Planejamento, Financiamento e Governança Pública (FGV). Ganhadora do prêmio Mérito Acadêmico em Administração (CRA/DF). Premiada no 22° Concurso de Inovação (ENAP). Atualmente ocupa o cargo de Secretária Adjunta de Gestão Corporativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de administração, logística, contratações públicas, centralização de compras, orçamento e finanças. Atuou como professora colaboradora na Universidade de Brasília, ministrou cursos na ENAP e palestras e eventos de capacitação. Possui ainda os seguintes artigos publicados: “A centralização de compras como fator de estímulo à inovação em compras públicas: o caso da central de compras do Governo Federal e suas iniciativas da compra direta de passagens aéreas e do TÁXIGOV” (livro Inteligência e Inovação em Contratação Pública da Editora Fórum, “Fiscalização de contratos centralizados: a experiência da Central de Compras” (livro Terceirização na Administração Pública da Editora Fórum) e “A Central de Compras do Governo Federal” e “A Experiência da Central de Compras na Governança de Contratos Centralizados”, ambos no livro Compras públicas centralizadas no Brasil: teoria, prática e perspectivas, da Editora Fórum. Foi finalista no prêmio Desafios da ENAP e participou como palestrante na Semana de Inovação (ENAP) em 2020 e 2021.
· José Alípio dos Santos
Atualmente é Conselheiro de Administração nas Empresas Ativos S. A., BBTS – BB Tecnologia e Serviços S. A. e Águas Claras Shopping S.A., e Conselheiro Fiscal na Cooperativa de Crédito Cooperforte e no Instituto Cooperforte. Anteriormente, exerceu as funções de Conselheiro de Administração e Fiscal em diversas empresas. Trabalhou no Banco do Brasil de 1976 até 2004, onde exerceu as funções de Superintendente das Empresas de Leasing, da Financeira e do Banco de Investimentos e de Superintendente Executivo da área de Crédito. Trabalhou como Presidente da BBTUR Viagens e Turismo, Diretor financeiro da Brasilcap Capitalização, Superintendente Geral da ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços e, por último, Diretor de Administração, Diretor de Finanças e Diretor de Governança do Grupo Segurador BBMAPFRE, de 2011 a 2016. É formado em Economia e em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Franca/SP. Possui MBA em Negócios Internacionais pela Universidade de São Paulo. É Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
. Juliano Brito da Justa Neves
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Possui mestrado em Financas Públicas e Administração Tributária e Financeira - especialização em administração tributária, pelo Instituto de Estudios Fiscales da Uned/Espanha (2021). Possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2011) e MBA em Administração Pública com ênfase em Gestão Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Atua desde 2014 como consultor em administração tributária do Fundo Monetário Internacional, já tendo realizado missões de assistência técnica em Guiné-Bissau e Cabo Verde e desde 2021 como consultor em sistemas de informação para administrações tributárias junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Iniciou o Doutorado em Administração Pública - especialização em Administração e Políticas Públicas - na Universidade de Lisboa em 2023. Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, onde ocupa o cargo de Subsecretário de Gestão Corporativa.
. Emir Simão Sader
Possui graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas na mesma instituição. Experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, pós-neoliberalismo, política e pensamento crítico. É Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Última atualização realizada em 21/122023.
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