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Conselho de Administração

Publicado 31/03/2022 16h36

Órgão independente de decisão colegiada, eleitos pela Assembleia Geral e por ela destituíveis a qualquer tempo, composto por 7 membros, dentre os quais 1 Presidente e 1 Vice-Presidente, com prazo de gestão unificado de 2 anos, sendo permitidas até 3 reconduções consecutivas. Integram o Conselho de Administração:

 

Membros

· Amauri Aguiar Vasconcelos (Presidente)

Executivo com experiência em gestão estratégica e tática do segmento bancário, com larga experiência na atuação dos diversos setores – Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Agronegócios e Setor Público. Atuou como Superintendente Regional nas Superintendências Regionais Varejo, entre 2011 e 2015, nas praças de Mossoró/RN, Natal/RN e Fortaleza/CE. Em 2016, passou a atuar na Superintendência Estadual de Varejo Rondônia/RO, com relacionamento em todas as cadeias produtivas do estado. Em 2017, atuou como Gerente Executivo na Diretoria de Distribuição Brasília/DF. Em 2018, atuou como Superintendente Estadual de Varejo no Ceará/CE. Em 2019, foi Superintendente Estadual de Varejo na Bahia/BA. No período de 11/2019 a 10/2021, foi Diretor-Superintendente no Economus – Instituto de Previdência e Saúde, em São Paulo/SP. Desde 11/2021 atua como Gerente Geral da UCR – Unidade de Cobrança e Reestruturação de Ativos Operacionais do Banco do Brasil, em Brasília/DF. Possui experiência em Comitês de Investimento, Risco, Tecnologia e Auditoria, tendo atuado nos Conselhos Deliberativos do SEBRAE e UNIABRAPP.  O Executivo é bacharel em Computação com Especialização em Gestão Empresarial, ambos pela UFC. Possui especialização em Gestão Pública pela Fundace – USP e é graduado na URFJ pelo Programa de Desenvolvimento de Altos Executivos do Banco do Brasil. Possui as seguintes certificações e cursos internacionais e nacionais: Columbia Bussiness School – Global Executive Leadship Program - Management Challenges: StrategicAlignment and Cultural Transformation, 2017 /  Insper – Gestão Estratégica e Inovação, 2016 / Insper – Ambiente de Negócios, 2016 / Insper – Comunicação e Negociação, 2016 / Insper – Comportamento Organizacional e Liderança, 2016 / CPA 20 – Certificação Avançada em Investimentos Financeiros, 2018 / ICSS – Certificação em Administração – 2020 /  ICSS – Certificação em Investimentos, 2020 / IBGC – Curso de Conselheiro em Administração, 2021.

 · Asclepius Ramatiz Lopes Soares (Vice-Presidente)

Atual Gerente Geral da Unidade de Captação de Investimentos. Em seus 35 anos de Banco do Brasil, já atuou como Presidente da Fundação Banco do Brasil, Gerente Geral da Unidade Negócios Sociais e Desenvolvimento Sustentável do BB, Gerente Geral na Unidade Serviços em Infraestrutura e Gerente Executivo na Diretoria de Micro e Pequenas Empresas, Diretoria de Crédito e Diretoria Comercial. Graduado em Direito pela UNB, possui MBA em Negócios Internacionais pela FIPE/USP, MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT e Cursos para Conselheiros em Administração pelo IBGC.

· Eslei José de Morais

Gerente Executivo do Banco do Brasil S.A. com passagens pelas áreas de Finanças, Controles Internos e Contadoria. Possui graduações em Administração (UnB) e Contabilidade (UNEB), extensão em Competências Gerenciais (FGV), especialização em Finanças Avançadas (USP), mestrado em Administração Estratégica (UFPR), Programa de Educação Executiva In Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (University Of Chicago) e certificação ICSS com ênfase em Administração.

. Isabela Gomes Gebrim 

Graduada em Administração de Empresas (UnB), pós-graduada em Gestão Pública (UPIS) e MBA Executivo em Economia e Gestão: Planejamento, Financiamento e Governança Pública (FGV). Ganhadora do prêmio Mérito Acadêmico em Administração (CRA/DF). Premiada no 22° Concurso de Inovação (ENAP). Atualmente ocupa o cargo de Secretária Adjunta de Gestão Corporativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de administração, logística, contratações públicas, centralização de compras, orçamento e finanças. Atuou como professora colaboradora na Universidade de Brasília, ministrou cursos na ENAP e palestras e eventos de capacitação. Possui ainda os seguintes artigos publicados: “A centralização de compras como fator de estímulo à inovação em compras públicas: o caso da central de compras do Governo Federal e suas iniciativas da compra direta de passagens aéreas e do TÁXIGOV” (livro Inteligência e Inovação em Contratação Pública da Editora Fórum, “Fiscalização de contratos centralizados: a experiência da Central de Compras” (livro Terceirização na Administração Pública da Editora Fórum) e “A Central de Compras do Governo Federal” e “A Experiência da Central de Compras na Governança de Contratos Centralizados”, ambos no livro Compras públicas centralizadas no Brasil: teoria, prática e perspectivas, da Editora Fórum. Foi finalista no prêmio Desafios da ENAP e participou como palestrante na Semana de Inovação (ENAP) em 2020 e 2021. 

· José Alípio dos Santos 

Atualmente é Conselheiro de Administração nas Empresas Ativos S. A., BBTS – BB Tecnologia e Serviços S. A. e Águas Claras Shopping S.A., e Conselheiro Fiscal na Cooperativa de Crédito Cooperforte e no Instituto Cooperforte. Anteriormente, exerceu as funções de Conselheiro de Administração e Fiscal em diversas empresas. Trabalhou no Banco do Brasil de 1976 até 2004, onde exerceu as funções de Superintendente das Empresas de Leasing, da Financeira e do Banco de Investimentos e de Superintendente Executivo da área de Crédito. Trabalhou como Presidente da BBTUR Viagens e Turismo, Diretor financeiro da Brasilcap Capitalização, Superintendente Geral da ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços e, por último, Diretor de Administração, Diretor de Finanças e Diretor de Governança do Grupo Segurador BBMAPFRE, de 2011 a 2016. É formado em Economia e em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Franca/SP. Possui MBA em Negócios Internacionais pela Universidade de São Paulo. É Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

. Juliano Brito da Justa Neves 

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Possui mestrado em Financas Públicas e Administração Tributária e Financeira - especialização em administração tributária, pelo Instituto de Estudios Fiscales da Uned/Espanha (2021). Possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2011) e MBA em Administração Pública com ênfase em Gestão Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Atua desde 2014 como consultor em administração tributária do Fundo Monetário Internacional, já tendo realizado missões de assistência técnica em Guiné-Bissau e Cabo Verde e desde 2021 como consultor em sistemas de informação para administrações tributárias junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Iniciou o Doutorado em Administração Pública - especialização em Administração e Políticas Públicas - na Universidade de Lisboa em 2023. Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, onde ocupa o cargo de Subsecretário de Gestão Corporativa.

. Emir Simão Sader

Possui graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).  Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas na mesma instituição. Experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, pós-neoliberalismo, política e pensamento crítico. É Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Última atualização realizada em 10/11/2023.